YayBlogger.com
BLOGGER TEMPLATES

domingo, 21 de outubro de 2012

1x06 - Double Trouble


Este tem sido um ano atípico para o Work And Travel. O Consulado está mais rígido, fazendo mil exiges às empresas e estudantes. Para agravar a situação, uma das maiores acolhedoras de estudantes, Dakota do Norte, não receberá ninguém.

reação de quem queria ir para lá

Eu não entendi muito bem o motivo, mas há várias teorias em relação ao assunto. Alguns dizem que o Estado, por conta do petróleo, tem crescido demais, por isso, muitos americanos migraram para lá e ocuparam as vagas de emprego que seriam oferecidas aos alunos brasileiros. Outros afirmam que o sponsor UWT, devido às irregularidade que cometeu no programa ano passado, foi proibido de trazer estudantes aos EUA este ano.

Tal fato trouxe grande decepção para grande parte da galera que vai esse ano, afinal, muitos desejavam ir a esse Estado, por conta dos depoimentos dos alunos do programa anterior e do salário relativamente maior do que o oferecido em outros Estados.

Se você acha que esse é o fundo do poço, calma que o buraco é mais profundo. Devido à greve das faculdades federais, todos dessas instituições foram avisados com certa antecedência de que talvez teriam seus vistos negados, pois estariam tendo aulas durante o período do programa, algo terminantemente proibido pelo Consulado.

Alguns já desistiram de cara, pois se fizessem isso até determinado prazo, teriam ressarcimento total de seus gastos. Outros preferiram mudar o programa, e ainda houve aqueles que optaram por arriscar e continuar matriculados.

Honestamente, se eu estivesse no lugar deles, não sei o que faria. O risco era grande, mas a vontade de participar dessa experiência incrível é enorme! Planos são feitos durante meses, você passa a viver uma realidade futura, algo inexplicável, pensar em desistir é triste demais!

Ok, cerca de um mês depois do aviso, saiu o parecer final do consulado: alunos de faculdades federais realmente não poderiam participar do programa esse ano. Como miséria pouca é bobagem, mesmo sem culpa dos estudantes, estes perderiam US$ 700,00!!! Isso é em média R$ 1.400,00!! Não sei para vocês, mas para mim é muito dinheiro!


Reação dos alunos das federais ao lerem essa notícia

Todos ficaram extremamente decepcionados, eu também ficaria, afinal, planos foram cancelados e dinheiro foi perdido! A partir daqui travou-se uma guerra: Alunos X Egali! Ambos não queriam sair perdendo. A empresa alegou que teve gastos e os estudantes alegaram não terem culpa do acontecido.

Ao final, acredito que foi feito acordo e todos saíram parcialmente felizes. Alguns estudantes migraram à outros programas, outros preferiram ter o dinheiro de volta e ainda houve aqueles que decidiram ingressar na justiça por seus direitos.

Enfim, eu ainda estou apreensivo em relação a tais fatos. Será que eles afetarão meu intercâmbio? Só ficarei sabendo quando for tirar o visto, algo que cada vez mais se aproxima!!! O que vai acontecer? Não faço a menor ideia, mas assim que souber, conto a vocês! 

Vejo vocês por aí

Gabriel.

2 comentários:

  1. Primeiro parabéns pelo seu blog. Seus textos estão cômicos e prazerosos de ler.
    Adoro blogs, leio muitos, dos mais variados temas e depois que decidi fazer o work leio compulsivamente blogs sobre, dos mais amadores até os melhores com postagens frequentes e dedicação.
    Também irei bloggar, mas só depois do visto em mãos.

    Agora sobre este post, eu realmente fiz essa cara quando soube do cancelamento das vagas de North Dakota haha. A UWT não foi proibida de levar estudante não, minha vaga em Lake Placid-NY é por ela. Espero que não tenha problemas.

    Triste essa das federais também me senti frustada por eles.

    Parabéns again e continue blogando. =D

    ResponderExcluir
  2. Nem me fale Jéssica!! Passamos por vários altos e baixos esse ano com o Work and Travel hein kk

    ResponderExcluir